Representantes de Messias Targino participaram de reunião que discutiu programa Garantia Safra

Nesta quarta-feira (25), o prefeito interino Pôla Pinto (PT), Tarcisio Jales Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Emanuela Candida de Melo, Técnica do escritório local da Ematern, Vera Lucia Dantas, Coordenadora de Mulheres do Sintraf, Edson França, Coordenador do Fórum da Agricultura Familiar e os vereadores Juscelino Jales (PR) e Neto de Bae (PR), participaram em Umarizal, de uma reunião, na Sede do Sindicato Rural, promovida pela Coordenação Nacional e Estadual do Programa Garantia Safra.

A reunião foi coordenada pela coordenadora nacional do Garantia-Safra, Dione Freitas, a mesma explicou que o programa tem como objetivo garantir condições de sobrevivência para agricultores familiares que vivem em municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra em função da seca. Durante a reunião foram feito todos os esclarecimentos e orientações para a solicitação de vistoria e verificação de perdas, para a safra de 2017/2018.

Na oportunidade o Vereador Juscelino Jales, entregou a coordenadora nacional do programa uma cópia da Proposição de sua autoria, solicitando um estudo para a inclusão nos critérios característicos para perda de Safra, com ataque de pragas na lavoura.

O prefeito interino Pôla Pinto, destacou a importância do programa para os agricultores e enfatizou o compromisso da Prefeitura Municipal com o pagamento da parcela que cabe a prefeitura. “Esse programa tem recebido toda prioridade por parte da gestão, prova disso é que Messias Targino foi um dos três primeiros municípios do estado a aderir ao programa, quando foi criado”, enfatizou ele.

Participaram também da reunião a coordenadora do programa estadual, Magnalda Fontoura, a chefe do escritório regional da Emater-RN no município de Umarizal, Francisca Jales e representantes de mais 25 municípios.

Caravana da Agricultura Familiar Potiguar visita município de Messias Targino.

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (FETRAF/RN), iniciou nesta quarta-feira (25), a Caravana da Agricultura Familiar Potiguar, que vai visitar todos os seus sindicatos de sua base em todo o estado.

A região do Médio e Alto Oeste é a primeira que está sendo visitada pelos dirigentes da FETRAF/RN. Hoje pela manhã aconteceu reuniões com as direções dos Sintraf,s de Campo Grande e Janduis. Já na parte da tarde as reuniões aconteceram nos municípios de Messias Targino, Rafael Godeiro, João dias e Francisco Dantas.

Em Messias Targino, participaram da reunião, Pôla Pinto, Vera Lucia Dantas e Jose Manoel de Almeida, todos da direção do Sintraf. “Foi muito importante recebermos a visita da Caravana da Agricultura Familiar Potiguar, onde tivemos a oportunidade de discutirmos diversas questões visando o fortalecimento do Sintraf do nosso município”, destacou Pôla Pinto, Presidente do Sintraf

Segundo Josana Lima, Coordenadora de Organização Sindical da FETRAF/RN e Secretaria Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (CONTRAF-Brasil), essa Caravana têm o objetivo de visitar todos os SINTRAFs e fazer um diagnóstico rápido, sobre a situação organizacional dos Sindicatos no que se refere ao uso dos sistemas de gestão e funcionamento dos sintrafs.

Ainda estão fazendo parte da equipe que estão visitando os municípios Raimundo Canuto de Brito, Coordenador de Infraestrutura e de Habitação, Maria Avanael Simão, João Cabral e Josana Lima, Coordenadora de Organização Sindical da FETRAF/RN e Secretaria Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (CONTRAF-Brasil).

Na quinta e sexta-feira, a Caravana da Agricultura Familiar Potiguar terá continuidade, serão visitados os demais municípios da região, onde a FETRAF/RN tem atuação.