Sertão Alegre de Messias Targino promove resgate cultural

Promover a inclusão social de jovens e adolescentes de famílias da agricultura familiar, através da preservação cultura, sempre foi o principal objetivo do grupo de quadrilha junina Sertão Alegre do município de Messias Targino.

De acordo com Jocielma Silva um das responsáveis pela organização do grupo, os trabalho de formação tiveram inicio em 2014, através da ONG Visão Mundial que tinha um trabalho sendo desenvolvido pela associação Santa Terezinha de Janduis com atuação na região

“A partir de 2016 resolvemos ser uma quadrilha estiliza para levarmos nossos temas de valorização do nosso Nordeste mas em especial do nosso município”, disse Jocielma.

Ela disse que o grupo começou participando de eventos locais e depois começou a se apresentar em outros municípios da região participando de dois festivais em 2016, quando conseguiram o primeiro troféu de campeão, na cidade de Umarizal.

“O nosso grupo é formado hoje por 80 jovens sendo 48 dançarinos e os demais fazem parte do teatro e equipe de produção, do Sertão Alegre. Desde a fundação temos realizado uma caminhada de muitas lutas para produção das nossas participações em competições. Sempre com o apoio e empenho de todos os integrantes”, disse.

Para promover o arraial do grupo, os integrantes se mobilizam na venda de comidas e evento. Além disso, eles contam com o, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Messias Targino (FETRAF), além da prefeita Shirley Targino, Câmera de Vereadores e empresas e comerciantes que atuam na cidade.
Este ano eles participam de eventos em Almino Afonso, Caraúbas, Belém do Brejo Cruz-PB, Patu,(sem data definida) e Messias Targino que será dia 7 julho.

Em Messias Targino o grupo realiza o “Arraia Agricultura Familiar eu também venho lá”, que prestará h0omenagem a família dos produtores familiares, José Militão e Maria José. “Nossa quadrilha promove um São João que a povo da nossa comunidade possa ter a oportunidade de ver o nosso trabalho. Nós somos o único grupo Cultura de Messias Targino que tem trabalhado para fortalecer a inclusão dos nossos jovens na cultura local.

Mais de 200 jovens já passaram pelo grupo e contribuem para o crescimento do movimento cultural da cidade.