As equipes de saúde bucal realizaram atividade educativa na Escola Estadual Apolinária Jales, onde as crianças do terceiro e quarto ano do ensino fundamental aprenderam sobre a importância de realizar a escovação dentária corretamente e também os alimentos “amigos” e “inimigos” dos nossos dentes! Incentivar as crianças a assumir a responsabilidade pela sua própria higiene bucal e incutir hábitos saudáveis, ajuda a prevenir a cárie e outros problemas bucais! #pse

Secretaria Municipal de saúde realizou a abertura da campanha do Outubro Rosa.

A Prefeitura Municipal de Messias Targino, através da Secretaria Municipal de saúde realizou a abertura da campanha do Outubro Rosa. A iniciativa tem como objetivo levar informações a população para os cuidados na prevenção do câncer de mama. A Secretária de Saúde Margarida Aquino, apresentou a campanha e frisou que o diagnóstico precoce, ainda é a maior arma para diminuição da mortalidade por essa doença.
No primeiro momento as Enfermeiras Patrícia e Mônica deram orientações sobre como realizar o autoexame das mamas corretamente, onde a mulher deve estar atenta a qualquer mudança no seio, por exemplo, vermelhidão, abaulamentos ou retrações da pele, descamação da pele da aréola/mamilo, inversão recente do mamilo, ulcerações, nódulos palpáveis endurecidos ou fixos (nas mamas e/ou axilas), entre outros. Também tivemos a oportunidade de escutar o depoimento emocionante de Dona Judite, que esta em fase final de tratamento e com boa evolução. Logo depois as fisioterapeutas Tatiane e Viviane, realizaram alongamentos e exercícios funcionais com as mulheres participantes. Para encerrar a professora de dança Cilene, fez um aulão de zumba incentivando ainda mais à prática de atividade física.